domingo, 27 de junho de 2010

Síntese - Comunicações no Piauí

A comunicação no Piauí se deu a partir das fazendas de gado, estas distavam muito umas das outras, e constituíam uma rede linear e analógica de distribuição de informações, vale ressaltar o termo distribuição, já que elas não produziam nenhum tipo de informação, apenas funcionavam como postos por onde as informações eram repassadas, tudo isso por causa da circulação de mercadorias por elas, ou seja, a comunicação era um subproduto da economia.

Com o tempo, essas fazendas se transformaram em vilas, e as ferramentas de comunicação foram se aperfeiçoando, chegou o serviço de correios, que operava desde 1770, e também de telégrafo, a iniciação deste último se deu em 1882.

Esses avanços foram possíveis porque em vez da organização política baseada nas fazendas, agora havia um Estado, e o jornalismo era ligado basicamente à administração pública.


Imprensa


Com a mudança da capital para Teresina, institui-se nessa cidade uma rede mais avançada de comunicações, e vieram os jornais impressos, apesar do primeiro ter surgido em Oeiras, em 1832. O primeiro de Teresina foi o A Ordem. Os jornalistas dessa época, como já foi citado, eram atrelados a questões públicas e ao Estado, fato este que contribuía para um poder maior no discurso proferido por eles. Mas não foram apenas os jornais citados acima os únicos a aparecer, também surgiram O Telégrafo e O Espetro, porém eram jornais sem muita autonomia para criticar e noticiar.

Foram surgindo outros jornais, quase sempre pertencentes a partidos políticos, os jornalistas eram exaltados socialmente como homens de saber, era uma atividade da elite, e os jornais sempre focavam a política, diferentemente dos de hoje, que tem matérias sobre diversos assuntos. Com o advento da República, os jornais foram forçados a mudar, já que muitos partidos tiveram que se reorganizar. Neste período houve muitas fusões de jornais, e muitos intelectuais se engajaram ainda mais na área jornalística.

Com o tempo, os jornais passaram a retratar não mais apenas a vida política, mas também o cidadão comum, ou seja, os fatos cotidianos. E também foram criados órgãos em prol dos jornalistas piauienses, como a Associação Piauiense de Imprensa e a Associação Profissional dos Jornalistas do Piauí, futuro Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí, constituindo-se assim a profissionalização de quem atuava na área. Mas os jornais tiveram que passar por outras mudanças a partir da chegada de outros meios de comunicação, como o rádio.


Cinema


O cinematógrafo chegou ao Piauí no começo do século XX, chegou trazendo novas culturas através da tela, e incentivando mudanças de costumes, já que mostrava novos produtos, novas tendências e novos comportamentos, era a publicidade européia penetrando em terras piauienses, fato este que até foi combatido pelos jornalistas da época, por se considerarem vigias da moral e dos bons costumes. O fato é o número de salas de cinema aumentou, e a sociedade comparecia em diferentes camadas, fato este que fez surgir separação nas salas devido à classe social das pessoas.


Rádio


O Rádio chegou ao Piauí na década de 30, trazendo inovações e uma nova forma de comunicar, sua programação era mais diversificada, voltada também para o entretenimento. O rádio se tornou mais acessível que o jornal impresso, e por conta disso, sua programação era diferente. Os jornais impressos também tiveram que acompanhar essas mudanças e passaram por reformas nos seus projetos editoriais para não perder seus leitores.

A primeira rádio AM de Teresina foi a Rádio Difusora, antes dela só havia rádios que usavam caixas para amplificar o som produzindo em algum estúdio num local de grande concentração pública, como praças. Surgiram outras rádios AM, e sua audiência se manteve constante, até a chegada das rádios FM e da televisão, o que desencadeou uma crise paradoxal, algumas rádios faliram, em compensação, os meios se diversificaram, as rádios FM tinham outra programação, mais voltada para a música, e a TV era o novo sendo introduzido na comunicação.


TV


Na época do “Milagre Brasileiro”, a entrada de capital externo no país fez com que o campo das comunicações se alavancasse ainda mais, surgia então a TV. No Piauí a primeira rede de TV criada foi a TV Clube, que passou a transmitir em 1972, afiliada então à Rede Tupi, nacional, depois se filiando à rede Globo. Passou 10 anos como a única TV no Piauí, depois surgiram outras, como a TV Pioneira, a TV Educativa, a Antena 10 e a Meio Norte. Mas a partir desse momento, o campo das comunicações passou a entrar em conflitos, devido à política e às repressões, teve ganhos, como no processo de reabertura democrática, mas passaram a sofrer pressões maiores do mercado, e o trabalho dos jornalistas sofreu grandes mudanças devido à isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário